quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Queixas por telefone sobem 112% no primeiro semestre

BRASÍLIA - O total de atendimentos realizados pelo Ligue 180 -Central de Atendimento à Mulher- entre janeiro e junho subiu 112% em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a 343.063 atendimentos. O telefone é específico para receber queixas de violência doméstica contra a mulher.

Dentre eles, foram feitos 62.301 relatos de violência, a maior parte delas física (36.059). Situações de tráfico de pessoas e de cárcere privado também foram registradas, totalizando 229 e 239 casos respectivamente.

Os dados apontam que em 68,1% dos casos de violência relatados os filhos estavam presentes. Em 69,7% deles, a mulher não se declarou financeiramente dependente do agressor.

Proporcionalmente à população feminina, a maior quantidade de atendimentos teve origem no Distrito Federal, em Tocantins e no Pará.

O Ligue 180 é mantido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e funciona desde 2005, considerando o período de implantação.

O serviço oferece informações sobre a Lei Maria da Penha e sobre e rede de atendimento à mulher. Em casos mais graves, a polícia e o Ministério Público são acionados.

O aumento dos atendimentos não significa necessariamente um aumento da violência doméstica. Um dos motivos que explicam o crescimento é a divulgação mais ampla do serviço.

Fonte: www.diariodonoroeste.com.br

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