quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Alongue-se para viver melhor

O alongamento é uma das mais simples e importantes práticas para prevenir dores musculares, lesões e ter um aumento da sensação de bem-estar do nosso corpo. Confira algumas dicas para aproveitar ao máximo esse exercício.

O alongamento
É a prática de alongar os músculos através de exercícios físicos específicos. Quanto mais alongado o músculo, maior será a sua movimentação articular e, com isso, maior a flexibilidade.

Benefícios

Ajuda a amenizar a ansiedade e o estresse; reduz a tensão muscular, aumenta a sensação de um corpo mais relaxado; ativa a circulação e ajuda a prevenir lesões - como problemas musculares, articulares, tendinosos e circulatórios.

Frequência e intensidade
O alongamento é uma prática que pode e deve ser incorporada ao dia a dia, tanto para quem é sedentário como para quem é ativo. Quando você estiver trabalhando, no avião ou em casa, faça pequenas intervenções. Alongue os braços, o pescoço e as costas. Conte 10 segundos e vá aumentando progressivamente. Repita quantas vezes quiser.

Antes ou depois de outros exercícios?

É possível fazer uma aula inteira de alongamento, ou antes e depois da prática de uma caminhada ou de aula de musculação, por exemplo. Nesse caso, a ordem é a seguinte:
1º - Aquecimento (com a possibilidade de executar exercícios de alongamento junto com os movimentos de aquecimento);
2º Modalidade principal (Musculação, corrida, caminhada, natação, Pilates etc)
3º Alongamento

Aquecimento X alongamento
Aquecimento é a preparação da musculatura que será utilizada na atividade. É a repetição de exercícios que aumentam a circulação sanguínea e a temperatura corporal, melhoram o desempenho e previnem lesões. Uma corrida leve ou fazer o movimento de girar os braços são exemplos de aquecimento.

Já o alongamento é um movimento lento que busca a elasticidade máxima do músculo, dentro do limite de cada pessoa. Flexionar a coluna e tentar alcançar o pé com as mãos é um exemplo de alongamento, bem como esticar o corpo para cima, ficando na ponta dos pés, ou espreguiçar.

Alongamento X postura

O alongamento, além de gerar um aprimoramento da qualidade de vida, estimula o desenvolvimento de uma maior consciência corporal e melhora a postura, deixando o corpo mais longilíneo e belo. Com o passar dos anos, e em função de alguns hábitos comportamentais - como carregar a bolsa de um lado só do corpo -, as pessoas passam a ter desequilíbrios no corpo, que provocam dor e encurtamentos. O alongamento, quando bem ministrado e executado, ajuda a realinhar a postura, contribuindo para um melhor
equilíbrio corporal.

Dicas
- Procure relaxar o corpo e prestar atenção na sua respiração;
- Faça o movimento do alongamento e ceda um pouco, inspirando profundamente. Em seguida, avance um pouco mais, ultrapassando a posição anterior, expirando e relaxando nessa posição. A respiração ajuda a dar o ritmo do alongamento;
- Mantenha-se calmo para o sucesso da evolução do alongamento;
- A prática do alongamento requer atenção, entrega e exige que você sinta o seu corpo, perceba a hora de parar e a de avançar.
- Não faça movimentos bruscos, precipitados ou alongamento além de um determinado limite, de forma a provocar alguma ruptura.
- Qualquer pessoa pode fazer alongamento, independente da idade. Exceto se tiver alguma restrição como, por exemplo, uma lesão aguda (lesões traumáticas súbitas e intensas. A maioria das dores agudas resulta de alguma espécie de impacto ou trauma como uma queda, uma entorse ou uma colisão, sendo bastante óbvia a causa da lesão).

http://www.giselebundchen.com.br/gisele_estilo.asp?registro=8826

Nenhum comentário:

Postar um comentário