domingo, 14 de novembro de 2010

Simples, Estadual terá menos distorções

Clubes avalizam tabela divulgada ontem pela Federação. Por causa da tevê, trio da capital não poderá atuar no mesmo horário

Uma fórmula simples de disputa, ancorada no turno e returno, e o fim do fantasma chamado supermando resultaram em uma tabela de Campeonato Paranaense mais equilibrada, sem grandes distorções. Essa é a avaliação de dirigentes de Atlético, Coritiba e Paraná ouvidos pela Gazeta do Povo.
De acordo com a listagem de jogos divulgada ontem, no fim da tarde, na sede da Federação Para¬¬naense de Futebol (FPF), o Regional será aberto no dia 16 de janeiro, um domingo, com rodada completa. Atual campeão, o Alviverde estréia fora de casa, contra o Ope¬¬rᬬrio, uma das poucas “saias-justas” da cronograma.
Já o Rubro-Negro recebe o Arapongas, recém-promovido da Segunda Divisão, e o Tricolor enfrenta o Corinthians Pa¬¬rana¬ense, na Vila Capanema. As finais serão nos dias 8 e 15 de maio. “Não analisei com profundidade, mas, diferente¬¬mente de outros anos em que viajamos muito, desta vez não haverá problema. Será igual para todos”, ressalta Guto de Melo, diretor de futebol Paranista. “Em um campeonato em que todos jogam contra todos, dentro e fora de sua cidade, à possibilidade de erro diminui”, emenda Felipe Ximenes, coordenador de futebol do Coritiba.
Mesmo não passando de um esboço do que será a primeira fase, o Paranaense 2011 já pode se orgulhar de um recorde: haverá jogos em nada menos do que nove horários diferentes. Além das tradicionais partidas de domingo, as 16 e 17 horas (por causa do horário de verão), e de quarta-feira, às 20h30 e 21h50, a bola irá rolar em janelas menos convencionais. Alguns du¬¬elos dominicais, por exemplo, têm início previsto para as 19h15. Ou¬¬tros, por causa da falta de iluminação nos estádios de Arapongas, Co¬¬¬rinthians Para¬¬naen¬¬se e Iraty, serão disputados no meio da tarde.
Parte das adaptações é uma exigência da televisão, principal patrocinadora da competição, alega a FPF. Responsável por organizar a tabela, Amílton Stival, vice-presidente de futebol da Fe¬¬deração, conta que precisou criar “mais de 20 tabelas” até chegar à organização ideal. “Não foi nada fácil, posso garantir”, diz o dirigente.
Tudo para se adequar à grade televisiva. Todas as partidas do trio de ferro serão transmitidas, em tevê aberta ou pelo sistema pay per view. Como o PFC, canal de tevê a cabo, disponibilizou apenas uma janela para o Paranaense em virtude da exibição de outros Estaduais, necessariamente Atlético, Coritiba e Paraná terão de ir a campo em horários distintos, o que implicou em uma engenharia para se confeccionar a relação de jogos – chegou-se a estudar marcar a primeira partida do Furacão para as 21h15 de domingo.
“Jeitinho” responsável por marcar o primeiro clássico do campeonato, Paraná x Coritiba, logo para a terceira rodada, dia 23 de janeiro, com os jogadores muito provavelmente em ritmo de pré-temporada. Já o mais tradicional confronto do estado, o Atletiba (10.ª rodada), cairá, no segundo turno, em um feriado de Páscoa prolongado, que engloba as datas comemorativas de Tiradentes (21/4) e Sexta-Feira da Paixão (22/4). O jogo será às 16 horas, na Arena. Sem chiadeira. “Na Páscoa, se o torcedor estiver fora, retorna mais cedo e vai ao jogo”, opina Valmor Zim¬¬mermann, diretor de futebol do Rubro-Negro.

http://www.gazetadopovo.com.br/esportes/conteudo.phtml?tl=1&id=1067096&tit=Simples-Estadual-tera-menos-distorcoes

Nenhum comentário:

Postar um comentário